Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Bullying


O bullying é uma prática onde os agressores agridem ao seu semelhante física e psicologicamente com o intuito de o levarem a sentir-se constrangido ou desconfortável mediante a humilhação sofrida. 
 
Pois bem, este assunto foi um assunto que há um tempo tornou-se o principal alvo de discussões após o assassinato de crianças em Realengo no Rio de Janeiro, onde um ex-aluno entrou na escola e somente matou os alunos que aparentavam serem agressores e praticantes do bullying, sendo que os possíveis e aparentes alvos das agressões não foram o alvo do indivíduo que também tinha sofrido com a prática do bullying na sua época de estudante.
Estudos mostram que 20% dos agressores não somente agridem, mas são alvos dessa agressão. E grande parte das vítimas da prática não relata para seus pais e responsáveis, na grande maioria das vezes por medo e por vergonha de terem sofrido tamanha humilhação. 

O bullying pode vir a ocorrer de diversas formas, sendo a mais comum, entre alunos. Mas pode vir a ocorrer casos onde a agressão pode provir de alguma outra fonte, como por exemplo, do professor visando lesar um aluno.
Pois bem, como sabemos, o bullying é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum aqui no Brasil. É uma prática que vem crescendo infelizmente nas nossas escolas. Agora faço algumas perguntas: Será que nossas crianças, será que nossos alunos estão sofrendo com algum tipo de bullying? Sabemos que a maioria das vezes, os indivíduos agredidos não relatam que estão sofrendo com essa prática. Será que nossas escolas estão sendo um local agradável, com pessoas amigas e que respeitam umas as outras? Será que nossas instituições de ensino tem sido um local agradável de estar? Será que elas têm sido um local de ensino?
Nós precisamos entender que esta prática é extremamente destrutiva e pode causar danos catastróficos na vida de quem é agredido. Esta prática causa nas pessoas um grande complexo de inferioridade. A auto-estima dos indivíduos em questão fica extremamente baixa. Sei bem como é, pois eu mesmo nos meus tempos de estudante de ensino fundamental sofri demais com esta prática. As pessoas falavam mal de mim e me constrangiam publicamente. E esta prática não vinha somente de alunos não, vinha de professores também. E era uma situação muito ruim, muito constrangedora, pois você se sente a mais inferior e indigna de todas as pessoas. Os agressores parecem que se tornam pessoas enormes e que você só vai diminuindo até não ser mais nada, até você deixar de ser alguém. É horrível, você estar num local e saber que as pessoas a sua volta consideram você um motivo de chacota delas e ser o alvo das piadinhas deles. É como se você não se encaixasse em nenhum ambiente, como se você fosse uma pessoa anormal.
Não podemos aceitar esta prática nas nossas escolas. 

O bullying é uma doença que pode ser vencida se combatida com força total. Temos que vacinar nossos estudantes, nossas escolas com uma vacina muito eficaz, chamada prevenção. Temos que falar mesmo a respeito com eles a respeito do assunto. Precisamos ir direto ao ponto e mostrar que bullying é uma prática repugnante e detestável. Escola é lugar de ensino, onde as pessoas que utilizam esse espaço precisam sentir-se bem no meio onde se encontram. Professores, expliquem para seus alunos que esta é uma prática errada e ruim pra toda a sociedade. Pais conversem com seus filhos sobre isso, conscientizem-nos.
O bullying pode sim ser combatido, temos que levantar nossa voz, descruzar os braços e botar a mão na massa e a boca no trombone e declarar guerra ao bullying.

Nenhum comentário:

Postar um comentário