Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Caminho do pecado

Muitas vezes e em quase toda nossa vida ouvimos falar sobre o pecado e sobre o que ele fez no homem, mas afinal: qual é a diferença de tentação e pecado? Deus tenta as pessoas? Se Deus não tenta a ninguém, que é que o faz e por que razão específica? Que caminho percorremos para que uma tentação por exemplo, se torne um pecado consumado?

Pecado é diferente de tentação e provação: Muitas pessoas e inclusive eu (quem sou eu para me gabar e dizer que nunca pensei dessa forma?), lidam ou já lidaram com uma tentação como se ela já fosase um pecado consumado, mas isso não é verdade. Tentação é diferente de pecado. Pois a tentação, nós não podemos evitar de ela vir até nós; mas cabe a cada um de nós escolher o que vai fazer com aquela tentação: ou vai  vencê-la ou se entregar a ela e se deixar escravizar. Tentação não é voluntária escolha, pecado sim. Se tentação fosse pecado o escritor de Hebreus estaria errado e a bíblia estaria mentindo para nós ao dizer-nos que Jesus em tudo foi tentado como cada um de nós é mas só que porém sem pecado.

''... alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém sem pecado.''(Hebreus 4:15)

Essa passagem é simplesmente fenomenal e nos revela uma verdade que para muitos pode paracer um tanto quanto estranha ou impossível. Que é: ''é possível se passar por tentações sem pecar''. Podemos ser tentados de tudo quanto é jeito e ainda sim não pecarmos. Você já parou para pensar nisso? Pare de tratar as tentações como pecado, pare de se condenar sem se quer ter cometido pecado. Agora, temos que saber dicernir entre tentações e provações e o pecado em si. Tentações e provações vem até nós. O pecado somos nós que vamos ao encontro dele. Pecado nós escolhemos cometer.

Provação é diferente de tentação?: Sim. A tentação é uma tentativa de convencimento, uma sedução realmente que o diabo lança e tenta nos fisgar para ele e para cada vez mais longe de Deus e de seus caminhos. A tentação é um apelo feito a nós lançado pelo diabo.  Já a provação é algo um pouquinho mais digamos; avançado. A provação vem de Deus. Deus permite que o diabo nos tente e com isso ele usa dessa tentação como digamos um ''teste avaliativo''. Ele nos avalia na esperança de nos aprovar. Provação vem do Senhor. (Leia-se Matheus 4: 1).Tentação não. (Leia-se Tiago 1:13)

O caminho do pecado: ''Cada um, porém, é tentado pelo seu próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera morte. '' (Tiago 1:14 e 15) (Nova Versão Internacional)

''  Mas uma pessoa é tentada quando é atraída e enganada pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem nascer o pecado, e o pecado quando já está maduro, produz a morte. (Tiago 1: 14 e 15) (Tradução na Linguagem de Hoje)

  1. ''Mas uma pessoa é tentada quando é atraída...'' Primeiro, somos atraídos por um apelo externo, por uma fonte externa. Algo exterior vem em nossa direção e tenta realmente nos arrastar, como diz a tradução NVI que é a primeira. A sedução é um tentativa de encantamento realmente que tem por objetivo nos induzir ao pecado. São estímulos que nos são enviados na tentativa de nos convencer de que dada circunstância ou ato é a melhor alternativa. 
  2. ''...sendo por este arrastado e seduzido'' Aqui acontece uma união realmente de uma tentação externa com a motivação corrompida do nosso coração. Somos realmente tomados daquela vontade de errar. Aquela vontade de pecar realmente.
  3. ''...Então esses desejos fazem nascer o pecado'' Aqui o pecado já ganha forma, e já ganha vida. Ele é consumado. Ele vem realmente á tona. Ele é executado. Cometido. Concebido. 
  4. ''...após ter-se consumado gera morte'' Após isso, após gera morte. Morte espiritual. E ás vezes até física. Gera-se uma morte. Um afastamento de Deus. O relacionamento de Deus com o homem é cortado. O homem é impedido de ter livre acesso a Deus. A face de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário